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Edição e pós-produção

O processo de edição e pós-produção é realizado após a gravação do conteúdo audiovisual.

Ele tem como objetivo principal incluir melhorias no vídeo, deixando o material mais coeso, coerente e atraente para o público.

Esse processo é fundamental para o resultado final do vídeo. Nessa etapa agregamos a uma bela narrativa os efeitos sonoros, as correções e graduações de cores, as composições de imagens, os efeitos visuais, entre outros elementos a fim de colocar sentimento ao vídeo.

Além disso, nessa etapa, definimos o tipo de formatação do vídeo, seja para Web, Internet, TV, entre outras.

Abaixo citamos importantes etapas da Edição e da Pós-Produção:

 

1. Captura e Decupagem do material

Nesta parte inicial do processo de pós produção, capturamos o material e começamos o processo de “decupagem” escolhendo as cenas mais relevantes e que contam a história, deixando de lado as cenas menos relevantes.

Todas as sobras, que incluem momentos de hesitação, pausas longas e falas erradas, são descartadas, por exemplo.

2. Edição de áudio, trilhas, locuções, efeitos sonoros, etc...

Após decupado o material, vamos em busca da trilha sonora ideal, a trilha adequada para o ritmo do seu vídeo. Vídeos mais dinâmicos exigem trilhas mais rápidas e que ajudam a dar ritmo ao material final.

O áudio tem um papel fundamental na compreensão da mensagem de um vídeo. Se o som do seu conteúdo não for claro o suficiente, pode prejudicar o entendimento da audiência e como tratamos de peças áudio-visuais, não podemos deixar a qualidade sonora de lado.

Nesse processo agregamos também a locução, caso o vídeo necessite de uma.

Os efeitos sonoros, assim como as cores e os efeitos visuais, ajudam a transmitir emoções e sensações aos telespectadores.

3. Edição e Montagem das cenas

Assim como nos livros, as narrativas audiovisuais devem possuir uma introdução, um desenvolvimento e um final.

Nesse processo a sincronia da música com as imagens é fundamental para garantir um vídeo atrativo para o espectador ou cliente.

4. Color Grading e Color Correction

Além de uma excelente narrativa o vídeo precisar causar impacto emocional, e para isso as correções e graduações de cores são fundamentais.

A cor traz sentimento para o filme. Além de dar mais equilíbrio visual para a cena, as cores ajudam a contar a história, trazendo um ar de dramaticidade ou de felicidade com suas diferentes temperaturas e graduações.

O Color Correction e Color Grading fazem parte do processo de colorização e são fundamentais para a qualidade final de sua produção audiovisual.

O processo de “Color Correction” ou Correção de cor é feito primeiro e envolve equilíbrio de cores entre as imagens e principalmente, o nível de branco e preto correspondente ao que o olho humano vê. 

Neste processo envolvemos vários atributos como contraste, cor, saturação, níveis de detalhes, níveis de luminância e crominância, entre outros.

O processo de Color Grading é o segundo passo. Nessa etapa do processo criamos a estética real do vídeo. O Color Granding ajuda a transmitir um tom visual ou humor para aumentar a narrativa. Cores escuras e frias são relacionadas a tons mais dramáticos enquanto cores Claras e quentes a tons mais alegres e emotivos.

Esses retoques de cores no vídeo garantem um conteúdo visual mais consistente e atraente ao olhar do espectador. Experimente colocar cores vibrantes nos seus vídeos, o resultado será incrível.

5. Efeitos Visuais (VFX)

Nessa etapa corrigimos todos os defeitos da imagem, elementos que não queríamos que fossem visualizados, composições de planos de fundo , insersões de backgrounds a personagens gravados em estúdio (Chroma Key), colocação de letterings e elementos gráficos, efeitos especiais de partículas, fumaças, explosões, etc…

Com isso você agrega mais valor ao vídeo gerando um poder de atração maior e principalmente, gerando mais sentimento e intimidade com o público.

6. Vinhetagens e animações 2D

No processo de vinhetagens e animações 2D serão criados vinhetas para logomarcas, infográficos, animações de personagens, inserções de gráficos, entre outros.

7. Legendagem

A legenda é um dos aspectos mais importantes para aumentar o alcance, a acessibilidade e a compreensão de um vídeo. Muitas vezes, o usuário não quer ou não pode assistir a um conteúdo com som, como no transporte público, por exemplo.

Para você ter uma ideia, 85% dos vídeos no Facebook são assistidos sem som, no mudo. Sendo assim, a presença de legendas permite ao público em geral entender a sua mensagem mesmo sem ouvir o que você está falando.

E claro, legendar os seus vídeos também possibilita que pessoas com problemas de audição tenham acesso às falas, agregando ao vídeo mais credibilidade e diferenciais.

8. Exportação para diversos formatos, TV, cinema, internet, Social Media, etc...

Por último e não menos importante, a exportação do vídeo com a máxima qualidade. 

Esse processo também é fundamental porque são diferentes nas suas características. o vídeo que postamos na internet tem características diferentes dos vídeo publicamos na TV, por exemplo. Portanto a exportação final faz toda diferença para a qualidade final do vídeo.

Com a ajuda do roteiro, confira se tudo o que foi planejado consta no vídeo final e se não há nada errado com ele. Se preferir, chame uma pessoa de confiança para revisar o conteúdo com você. Isso porque o seu olhar pode ficar viciado e dificultar que algum erro seja notado.

Após os ajustes e correções começamos o processo de renderização, que nada mais é que juntar efeitos, sons, imagens em um único arquivo final. Esse processo pode ser rápido ou lento dependendo do nível de efeitos colocados no vídeo.

Com esse arquivo final você está apto a divulgar o vídeo em qualquer plataforma.

9. Divulgação

Lembre-se que um bom vídeo tem que ser bem divulgado.

SEO, ou Search Engine Optimization consiste em otimizar conteúdos para que eles sejam encontrados com mais facilidade nos mecanismos de busca, como o Google.

Programe suas divulgações em diversos canais, redes sociais, email marketing, blogs, etc…

Invista em SEO para vídeos, preocupe-se com palavras chaves, capa ou thumbnail atraentes, uso de vinhetas, descrições claras e objetivas, presença de cards e computação gráfica durante os vídeos, entre outros.

Faça anúncios! 

Plataformas permitem divulgar produções audiovisuais através de anúncios in-stream (anúncios que antecedem ao vídeo a ser reproduzido). Esses anúncios redirecionam o seu cliente ou consumidor interessado no seu produto ao seu site ou seu contato.

Resumindo, a divulgação é FUNDAMENTAL para o resultado final de sua ação audiovisual.

Alguns exemplos de produção e pós-produção de vídeos

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